Não. Mas convém tomá-la com moderação
Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento.
A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.
Não. Somente os resultados com valores críticos são passados pelo analista clínico por telefone ao médico. Ao paciente é passado por telefone a informação de que seu laudo está liberado pela internet/site ou nas unidades de atendimento.